Canoinhas
+11...+21° C
  • 29/08/2025 13:23

Canoinhas registra óbito suspeito de leptospirose e hantavirose

';

Jovem tinha 28 anos e faleceu nesta quinta-feira

O Ambulatório de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informa que investiga as causas do óbito de um jovem de 28 anos. A suspeita é para leptospirose ou hantavirose. “Coletamos amostras que foram enviadas para laboratório. A confirmação só será possível após o resultado”, explica  a secretária Francieli da Costa Colla.

O falecimento ocorreu nesta quinta-feira, 19.

O Governo do Município se solidariza com familiares e amigos e roga a Deus para que traga conforto aos corações enlutados.

___________________________

Leptospirose

A leptospirose é uma doença grave, causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso, o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos.

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia (a pele fica com um tom amarelo-avermelhado). Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito.

“Em caso de sintomas, procure a Unidade de Pronto Atendimento”, informa Francieli.

Medidas de prevenção:

– Evite contato com água ou lama de enchentes e não deixe que crianças brinquem no local;

– Use botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada, como é o caso de alagamentos. Se isso não for possível, use sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés;

 – Quando as águas baixarem é necessário retirar a lama e desinfetar as casas, sempre se protegendo com luvas e botas. O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária (Hipoclorito de Sódio 2,5%), na proporção de dois copos (200 ml cada) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos;

– Jogue fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos;

– Lembre-se que serpentes, aranhas e escorpiões podem estar em qualquer lugar da casa, principalmente em locais escuros. Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas. Use ferramentas como enxadas, cabos de vassoura e pedaços compridos de madeira para mexer nos móveis. Bata os colchões antes de usar e sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis;

_____________________________________________________-

Hantavirose

A hantavirose é uma doença aguda grave causada pelo hantavírus (presente em roedores silvestres) e que em nosso meio se manifesta como uma síndrome cardiopulmonar podendo levar a morte em apenas 72 horas.

Fase inicial, a Hantavirose causa os seguintes sintomas:

  • febre;
  • dor nas articulações;
  • dor de cabeça;
  • dor lombar;
  • dor abdominal;
  • sintomas gastrointestinais.

Fase cardiopulmonar, os sintomas da hantavirose são:

  • febre;
  • dificuldade de respirar;
  • respiração acelerada;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • tosse seca;
  • “pressão baixa”.

Como prevenir?

A prevenção das hantavirose baseia-se na utilização de medidas que impeçam o contato do homem com os roedores silvestres e suas excretas (resíduos eliminados do organismo).

As medidas de controle devem conter ações que impeçam a aproximação dos roedores, como, por exemplo, roçar o terreno em volta da casa, dar destino adequado aos entulhos existentes, manter alimentos estocados em recipientes fechados e à prova de roedores, além de outras medidas que impeçam a interação entre o homem e roedores silvestres, nos locais onde é conhecida a presença desses animais.

Saiba mais sobre a hantavirose e a leptospirose.


Canoinhas registra 1.479 desalojados por causa da enchente Anterior

Canoinhas registra 1.479 desalojados por causa da enchente

Sábado tem Moeda Ouro Verde em Canoinhas Próximo

Sábado tem Moeda Ouro Verde em Canoinhas

Deixe seu comentário